Considerações movimentistas



por Sérgio Vitorino

Do particular do movimento LGBT…
Atentar na realidade concreta das vidas permite compreender que as discriminações e desigualdades sociais de todo o tipo determinam impactos desiguais desta crise económica e social; que mesmo direitos reconhecidos – se sobreviverem formalmente à ofensiva ultra-liberal – podem tornar-se inacessíveis quando as condições das vidas se alteram dramaticamente; que nenhuma temática ou movimento é uma ilha.
Exemplificando com um tema historicamente caro ao movimento LGBT – e só no exemplo parcial da área da Saúde/políticas de prevenção/ataque generalizado ao SNS – observemos o significado da ameaça de extinção da troca de seringas nas farmácias, do racionamento drástico dos preservativos para distribuição gratuita – vias da diminuição da taxa de novas infecções pelo VIH –, ou das declarações do Presidente do CNECV sobre racionar medicamentos e tratamentos a doentes com sida (e oncológicos).
Falsamente semi-concluída uma agenda legal LGBT, de luta pela igualdade formal – não fosse a) ter-se gorado a melhor oportunidade de legislar sobre igualdade parental com a invenção nacional e mundialmente inédita do “casamento sem adopção” ou b) a manutenção de outras discriminações legais –, é fácil perceber a adversidade do contexto legislativo e a forma como a precarização do conjunto das vidas está a afectar de maneira própria diferentes grupos sociais. Face à brutalidade actual, qualquer movimento social tem que se reequacionar e à sua agenda, requestionando as fronteiras dos “seus” temas estritos, tal como é irracional debater medidas de contenção económica sem atentar aos efeitos sociais, logo, às diferentes frentes da sua contestação.

… ao geral dos partidos e dos movimentos.
Se os interesses próprios dos movimentos sociais não se coadunam com o facilitismo de compromissos com o Poder do momento, muito menos com a imediatez da disputa partidária ou a divisão do momento. A experiência partidária no movimento social só é uma mais-valia enquanto essa participação é inteiramente generosa, descomplexada e… em função dos interesses próprios do movimento social. Possam as esquerdas encontrar-se neste pressuposto e teremos movimentos mais combativos e melhores esquerdas.
Na distinção entre partido e movimento social é comum referirem-se como limitações do movimento possuir uma agenda parcial e finita no tempo, ser efémero e não possuir matriz ideológica comum ou formação política abrangente. Preconceito, e demasiado simples. A diversidade e efemeridade do movimento social são a sua maior riqueza, enquanto a parcialidade temática depende, na verdade, do grau de politização/radicalização – capacidade de ligação entre lutas – das suas componentes. Não há melhor escola política que o confronto com a acção e contradição quotidiana do terreno, com as pessoas e as suas ideias, sem a qual seria incompleta e distorcida a formação política e ideológica adquirida nos partidos da esquerda. Ou não fosse para/com as pessoas que pretendem fazer política.