Tema: Uma sociedade mais justa e inclusiva

por Marcos Gonçalves

Bom Dia. Antes de mais queria dizer que é com grande pena minha que não vou poder assistir ao congresso marcado a 05-Out, pois vou estar fora do país. No entretanto gostaria de lançar alguns temas a debate. Relembro que sou apenas um cidadão comum e todas as temáticas que abordo devem ser analisadas por alguém que de facto tenha bases económicas:

● Aplicação de um corte no preço dos combustíveis, à semelhança do que foi preconizado pelo governo francês. É uma medida que a curto prazo pode originar uma perda de receita fiscal, mas se analisarmos isto do ponto de vista da baixa de custos para uma empresa, poderá ser uma medida que, na pior das hipóteses, evitará que as empresas despeçam colaboradores ou até que consigam contratar mais.

● Aplicação de cortes relativos às ajudas aos deputados portugueses. À semelhança do que é aplicado nos países da Europa do Norte, poderíamos aplicar um corte ao nível de ajudas de custo e frotas automóveis do Estado;

● Aplicação da redução da TSU para empresas, directamente ligada ao volume de contratação - esta medida pretende criar um índice proporcional para a redução da TSU, em que o valor a reduzir é maior conforme o maior volume de contratação das empresas.

● Renegociação de parcerias público-privadas, com a extensão dos prazos de pagamento e redução do risco para o sector do Estado.