Tema: Uma sociedade mais justa e inclusiva

por Ivo Pereira

No que toca aos problemas da inclusão e da Segurança Social existem duas medidas que, a meu ver, poderiam ajudar a resolver alguns dos problemas da nossa sociedade.

O primeiro prende-se com a questão de quem recebe o Rendimento Mínimo de Inserção. Estas pessoas deveriam assinar um contrato com o Estado, até arranjarem um emprego, que permitisse ao Estado requerer os seus serviços para trabalhos como limpar as matas nacionais ou ajudar nos trabalhos realizados pelas câmaras municipais e pelas juntas de freguesia. É sabido que este tipo de instituições estão quase que proibidas de contratar mais trabalhadores por causa da contenção de despesas. Assim aproveitava-se o dinheiro que a Segurança Social gasta nos subsídios e integrava-se quem os recebe na vida activa do país.

A outra medida tem que ver com a fiscalização de quem recebe bonificações por parte do Estado, em especial com a atribuição de bolsas de estudo. Sendo eu estudante tenho o conhecimento de muitos casos em que colegas meus recebem bolsa sem realmente necessitar dela enquanto que outros que necessitam não a recebem. Por esta razão a fiscalização de quem deve ou não receber deveria ser feita no terreno, analisando as condições de vida de cada pessoa que requer estas bonificações, em vez de ser um simples análise de números como é actualmente.