Congresso das Alternativas recebido por Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República

Teve lugar ontem, quarta-feira, às 17h, a audiência solicitada pelo Congresso Democrático das Alternativas (CDA) à Presidente da Assembleia da República, no seguimento da entrega da petição pela rejeição do Orçamento de Estado para 2013.

A audiência contou com a presença da Presidente da Assembleia da República, Dra. Assunção Esteves, e do seu assessor, Dr. Cardoso da Costa, e da comitiva do CDA, composta por José Reis, Nádia Sales Grade e Nuno David.

A audiência decorreu em tom de debate bilateral, debruçando-se sobre as questões que mais marcam a actualidade portuguesa. A relação negativa instalada entre a austeridade recessiva e a justiça social, a presença da Troika em Portugal e as assimetrias por resolver entre a Europa e o Mundo, que interferem com o estado do País, foram os principais temas colocados em discussão.

O Congresso Democrático das Alternativas manifestou as suas principais posições alternativas às políticas públicas actuais de combate à crise e concordou com Assunção Esteves numa acção supranacional que pode ter efeitos imediatos nas economias europeias: o relançamento económico da Europa através do investimento comunitário, semelhante a planos de reconstrução económica postos em prática ao longo da história do nosso continente.

Assunção Esteves mostrou abertura em receber contributos práticos do Congresso Democrático das Alternativos que a apoiem na criação de redes de debate e acção entre parlamentos de vários países e as instituições europeias e deixou uma mensagem ao CDA, extensível a todos os portugueses: a crise torna urgente a acção imediata com medidas concretas.