O País avaliou a troika


Iniciativa promovida pelo Congresso Democrático das Alternativas (CDA) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, 3 de março de 2013. Intervenções de José Reis (professor da FEUC, CDA), Carlos Pimenta (economista, professor da FEP, CDA), Jorge Leite (professor jubilado da FDUC, CDA), Ana Luísa Amaral (poeta) e Manuel Carvalho da Silva (sociólogo e investigador do CES da UC, CDA).

Intervenção de José Reis (19:33)

"O País chumbou a troika por incompetência (...) É necessário chumbar também este governo e promover uma mudança pela convergência das políticas de esquerda"

Intervenção de Carlos Pimenta (15:27)
“Estávamos habituados a uma Europa que era a referência da solidariedade, mas hoje o que temos é uma Europa com valores esquecidos onde imperam as máfias”

Intervenção de Jorge Leite (28:55)
"O governo e a troika estão a aproveitar a crise para prosseguirem objectivos privados”

Intervenção de Ana Luísa Amaral (13:28)
"Nos anos 30 Gertrude Stein defendia que em vez de repetição se usasse insistência como antídoto contra o sentimentalismo lógico e estático e como forma de reproduzir o pensamento real, sempre em movimento. Por isso insistir em certas palavras de ordem, em certas canções, em certas ideias, é fundamental para reinventar aquilo que tem vindo a ser desinventado: a solidariedade, a justiça, a liberdade, a decência de viver".

Intervenção de Carvalho da Silva (42:15)
“Não é a troika que avalia o País. A troika não tem qualquer autoridade para avaliar Portugal. É o país que avalia a troika e o enorme retrocesso civilizacional e social que estamos a viver. Estamos a ser alvo de políticas injustas e inconcebíveis. Trata-se de banditismo”.