Convergir para defender o Estado Social e os direitos sociais como direitos fundamentais: encontro do CDA com o presidente da Cáritas Portuguesa

No âmbito do trabalho preparatório da Conferência Vencer a Crise com o Estado Social e com a Democracia, uma delegação do CDA reuniu no passado dia 19 Abril com o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio da Fonseca, na sede desta instituição. A delegação do CDA, constituída por Ana Estevens, Carlos Sousa e Henrique Sousa, deu a conhecer os objectivos e os temas propostos para debate nesta Conferência, justificada pela urgência de uma grande mobilização cidadã para a defesa esclarecida do Estado Social e da sua sustentabilidade futura.

Eugénio da Fonseca manifestou à delegação do CDA as suas preocupações sobre o momento actual e a necessidade de serem garantidos os direitos sociais, como direitos fundamentais dos cidadãos. Destacou, principalmente, as questões que se prendem com a saúde, a educação, a segurança social e a habitação. O Presidente da Cáritas, valorizando a importância de iniciativas plurais e cidadãs em defesa do Estado Social, como a Conferência, manifestou igualmente interesse em acompanhar e conhecer este debate e as suas conclusões.

O encontro possibilitou uma prolongada e frutuosa troca de ideias sobre questões críticas que importa debater relativas à sustentabilidade e ao futuro do Estado Social, comprovou um assinalável conjunto de preocupações comuns relativamente à degradação das funções sociais do Estado em resultado da política de austeridade, bem como quanto à necessidade de uma larga convergência e diálogo social e político para a defesa do Estado Social.