Pobreza não paga dívida, renegociação já!

Está em curso a recolha de assinaturas da Petição Pobreza não paga dívida, renegociação já!, lançada pela Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida (IAC). 


A petição é dirigida à Assembleia da República, instando os deputados a: pronunciar-se a favor da abertura urgente de um processo de renegociação da dívida pública que envolva todos os credores privados e oficiais; promover a criação de uma entidade para acompanhar a auditoria da dívida pública bem como preparar e acompanhar o seu processo de renegociação; e garantir que essa entidade, quer pela sua composição, quer pelo seu funcionamento, assegura isenção de procedimentos, rigor e competência técnicas, participação cidadã qualificada e condições de exercício do direito à informação de todos os cidadãos e cidadãs.

Esta iniciativa cívica insere-se nos propósitos fundadores do Congresso Democrático das Alternativas (CDA), assumindo grande relevo na mobilização cívica para pôr termo à ditadura da dívida e às suas desastrosas consequências económicas e sociais. Neste sentido apelamos à subscrição desta petição (o que pode ser feito aqui) e à sua máxima divulgação.