Congresso organiza avaliação da Troika e conferência nacional sobre o Estado Social

O Congresso Democrático das Alternativas anunciou hoje em conferência de imprensa a realização de duas iniciativas, o debate “O País avalia a Troika” e a conferência “Vencer a Crise com o Estado Social e com a Democracia”, que têm por objectivo promover o debate e reagir às actuais políticas que o Governo tem vindo a impor à sociedade portuguesa.

O debate “O País avalia a Troika” está agendado para 23 de Fevereiro, em Lisboa, e pretende dar a possibilidade de escrutínio pelos cidadãos portugueses dos 2 anos de Memorando de Entendimento. O debate terá lugar após o sétimo exame regular que a Troika irá realizar, em Fevereiro, ao Governo e colocará na mesa, com casos concretos, as consequências nefastas do Memorando, como o aumento da pobreza e desigualdades, a fragilização das relações de trabalho, o retrocesso no acesso à saúde ou as violações dos direitos sociais e constitucionais, entre outros.

Uma grande conferência nacional para “Vencer a Crise com o Estado Social e com a Democracia”, que será agendada para finais de Abril, inícios de Maio, terá um carácter de defesa do Estado Social face ao empobrecimento dos portugueses à força de decretos de austeridade que estão a destruir a capacidade do país de produzir riqueza e bem-estar social. Cortar o ciclo vicioso da austeridade que pede sempre mais austeridade, e evitar o colapso económico e social do país, é um dos principais objectivos desta conferência, que trará à luz a importância do Serviço Nacional de Saúde, do Ensino Público e do regime de Segurança Social construídos em democracia para garantir o bem-estar e o crescimento económico do país. Na próxima semana serão divulgados, em ato público, os subscritores da convocatória desta iniciativa.

Em breve serão divulgados mais detalhes sobre ambas as iniciativas, nomeadamente os principais intervenientes e o local onde cada uma terá lugar.