Mensagem de António Arnaut


Amigos, Companheiros e Camaradas:

Não podendo participar no vosso Congresso, que vai celebrar os 35 anos do SNS, apresento-vos as mais cordiais saudações e vivas felicitações pela iniciativa. As conquistas alcançadas pelo 25 de Abril, pelas quais muitos de nós nos batemos antes e após aquela data histórica, estão em grave risco por causa desta política verdadeiramente reaccionária que está a fazer regredir o país ao tempo do atestado de indigência e da lancheira de lata. Vivemos um arremedo de Democracia porque as liberdades estão limitadas e os direitos sociais foram reduzidos à sua expressão mais simples. Está a verificar-se uma autêntica espoliação de direitos humanos fundamentais, desde o trabalho às reformas, do ensino público à saúde. Este governo não está apenas a destruir o Estado Social mas o próprio Estado de Direito. Está a roubar-nos o futuro. O Serviço Nacional de Saúde tem sido afectado na sua universalidade e tendencial gratuitidade, e intencionalmente degradado, com grave prejuízo dos utentes e benefício de grupos privados. Estes já são, actualmente, financiados em cerca de 80% pelo Estado, através de convenções com o SNS e com a ADSE. O objectivo do Primeiro-Ministro, indefectível adepto do neo-liberalismo e desta “economia que mata”, na insuspeita qualificação do Papa Francisco, é levar à prática o princípio fundador do neo-liberalismo, na versão de Milton Friedman: “derrubar definitivamente o Estado Providência”.

É por isso que urge conjugar todas as forças democráticas e progressistas, tendo como plataforma de acção a Constituição da República, para defender os valores de Abril, em especial o Serviço Nacional de Saúde, a nossa grande conquista social do século XX.

Este vosso Congresso é um sinal dessa vontade. Como socialista, estou convosco, porque acredito numa sociedade mais livre, justa e fraterna. Acreditar é o princípio do fazer. Nada é mais forte do que a vontade persistente de um povo que acredita no seu futuro.

Cordiais saudações democráticas
António Arnaut