Biografias dos autores


ALEXANDRE ABREU
Lisboa, 1979. Economista. Doutorado em Economia pela Universidade de Londres, é atualmente investigador e professor convidado no ISEG‐UTL, tendo como interesse de investigação principal a economia política do desenvolvimento. É coautor dos blogues Ladrões de Bicicletas e Eurozone 2013 e comentador de assuntos económicos e políticos nacionais, europeus e africanos em diversos meios de comunicação social.

HUGO MENDES
Porto, 1976. Licenciado em Sociologia pelo ISCTE, fez estudos doutorais na Universidade de Warwick, no Reino Unido. Assessor do Grupo Parlamentar do Partido Socia‐ lista na Assembleia da República, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública. É investigador do CESNOVA, da Universidade Nova de Lisboa. Foi assessor da ministra da Educação do XVII Governo, e assessor do secretário de Estado adjunto do primeiro‐ministro no XVIII Governo. É coautor do blogue Jugular.

JOÃO RODRIGUES
Coimbra, 1977. Economista. Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e professor auxiliar convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Doutorado pela Universidade de Manchester. A sua investigação tem‐se debruçado sobre temas de economia política, da história do neoliberalismo à crise do euro, sendo autor de diversas publicações nessas áreas. É membro do Conselho Editorial do Le Monde Diplomatique - edição portuguesa e coautor do blogue Ladrões de Bicicletas.

JOSÉ GUILHERME GUSMÃO
Lisboa, 1976. Economista. Assessor no Parlamento Europeu, na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários e doutorando no Centro de Estudos Sociais da Universi‐ dade de Coimbra. Foi deputado pelo Bloco de Esquerda à Assembleia da República durante a XI Legislatura, em que foi vice‐presidente da Comissão de Orçamento e Finanças. Trabalhou no Centro de Investigação sobre Economia Portuguesa e no Dinâmia’CET – Centro de Estudos sobre Mudança Socioeconómica e o Território. É coautor do blogue Ladrões de Bicicletas.

NUNO SERRA
Guarda, 1968. Geógrafo. Doutorando na Faculdade de Economia/Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação. Publicou, entre outras obras, Estado, Território e Estratégias de Habitação (Quarteto, 2002) e coordenou, com José Soeiro e Miguel Cardina, Não Acredite em Tudo o Que Pensa: Mitos do senso comum na era da austeridade (Tinta‐da‐china, 2013). É técnico superior na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e coautor do blogue Ladrões de Bicicletas.

NUNO TELES
Viseu, 1980. Economista. Investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e doutorando da School of Oriental and African Studies (SOAS), da Universidade de Londres. Os seus interesses em investigação centram‐se na área da financeirização das economia e do desenvolvimento. Membro do grupo Research on Money and Finance, sediado na SOAS, é um dos autores do livro Eurozone in Crisis (Verso, 2011). É coautor do blogue Ladrões de Bicicletas.

PEDRO DELGADO ALVES
Lisboa, 1980. Docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2004, nas áreas do Direito Constitucional, Administrativo, do Ambiente e Internacional Público. Deputado à Assembleia da República desde 2011. Foi diretor adjunto do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (2008‐2009) e fez parte do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (2008‐2011). Foi secretário‐geral da Juventude Socialista (2010‐2012) e vice‐presidente dos Jovens Socialistas Europeus (2009‐2011). É coautor do blogue Filibuster.

RICARDO PAES MAMEDE
Coimbra, 1974. Economista e professor auxiliar do Departamento de Economia Política do ISCTE‐IUL, onde leciona desde 1999 nas áreas da Economia Europeia e das Políticas Públicas. Doutorado em Economia pela Universidade Bocconi (Milão). Coordenador do Núcleo de Estudos e Avaliação do Observatório do QREN desde 2008. Foi diretor de serviços de análise económica e previsão do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Inovação em 2007 e 2008. Membro do Dinâmia’CET – Centro de Estudos sobre Mudança Socioeconómica e o Território. É coautor do blogue Ladrões de Bicicletas.