O Congresso no Algarve

Teve lugar em Faro, dia 24 de Novembro, uma reunião de subscritores e apoiantes algarvios. O encontro que contou com cerca de quarenta participantes de vários pontos da região, debateu a realidade politica e económica nacional e seus impactes regionais.

Num pano de fundo marcado pela urgência de travar a orientação governativa responsável por uma profunda degradação de todo o tecido económico e social, causadora de um acentuado estado geral de empobrecimento e sofrimento dos cidadãos, foi igualmente sublinhada a importância de abordagens e propostas direccionadas para os problemas regionais.

Entre outros temas foram assinalados, a dimensão e particularidades do desemprego e precariedade no Algarve, o imperioso debate de um novo modelo de desenvolvimento económico na região, as assimetrias regionais, a desertificação e o abandono de extensas zonas do interior algarvio, a persistente actualidade do tema da Regionalização.

Em todo o debate foi particularmente realçado o significado e papel do Congresso Democrático das Alternativas, como espaço plural, de participação cidadã, de aproximação e cooperação dos contributos de diversas origens politicas, associativas, sindicais, sociais, culturais, capazes de convergir na proposta e na acção politicas para a demissão do governo e a construção de soluções alternativas.

De forma a prosseguir e dinamizar a continuação do Congresso no Algarve, foram debatidas e aprovadas propostas de organização e actividade:

a) Constituído um Grupo Dinamizador Regional.
b) Criado um Espaço de Reflexão e Acção a partir do qual se identificarão e constituirão Grupos de Trabalho Temáticos.
c) Realização de Reuniões Concelhias de subscritores e apoiantes do Congresso, abertas à participação de todos os interessados.
d) Promoção e realização de debates públicos locais/concelhios, de divulgação da Declaração do Congresso e de debate dos vários aspectos centrais da situação politica, económica e social do país e da região.
e) Realização de um Encontro Regional do Congresso no Algarve no final do primeiro trimestre de 2013.